Big Brother e o Pão e Circo

Eu ODEIO Big Brother Brasil, mas porque tantas pessoas gostam e perdem tempo com isso?

Odeio

Pão e Circo

No Império Romano, com crescimento urbano, vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, muitos camponeses perderam seus empregos. Essa massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribuídos alimentos durante os espetáculos de morte. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, se distraindo e diminuindo as chances de revolta.

1ª imagem que me vem a cabeça quando alguém fala "romanos"

Na sociedade moderna acontece essencialmente a mesma coisa, ferramentas de distração são criadas para acalmar o povo e inibir revoltas. Exemplos do Brasil: Carnaval, Big Brother Brasil, Idolos, Fazenda, Natal, escândalos brutais (caso Nardoni, goleiro Bruno, cachorro das enchentes, etc). Se não tivéssemos tudo isso e mais um pouco, tenha certeza, Brasília estaria em chamas agora.

O Carnaval é bem explicíto e praticamente todos sabem que a função dele é distrair mesmo, e é por isso que de todas, é a ÚNICA QUE GOSTO. “É a época do ano que todos gostam de negros e olham com menos preconceitos” diz Uelinton, um amigo de etnia negra. Ele é ritmista de Escola de Samba à mais de 20 anos e conhece bem o carnaval.

Musa

Redução do salário mínimo? Aumento dos impostos? Sei la do que você tá falando.

Big Brother, Idolos, Fazenda, Casa dos Artistas, Fazenda, são todos programas televisivos de curto período sem conteúdo algum, é quase absurdo (p/ mim, pelo menos) QUE ALGUÉM CONSIGA ASSISTIR A ISSO. As telenovelas, da Rede Globo pelo menos, abordam temas pseudo-educativos.

Carnaval + BBB

Sobre o que era esse post mesmo?

E o que raios motiva tanto as pessoas a assistirem o BBB? Pelo que eu consegui ler e pesquisar, 1º é a falta do que fazer: no horário em que passa o BBB, na TV aberta realmente não tem mais nada que distraia tão bem. 2º marketing, simplesmente. 3º a empatia, pessoas comuns que poderiam ser você ou eu, ou seu amigo, vizinho, vivendo um cotidiano com outras pessoas. A diversão é saber o que o telespectador faria no lugar dos participantes, misturado com o prazer de ver o íntimo das pessoas, o Voyeurismo criado pela sensação de proximidade com os personagens.

Mas é tudo script, encenado, cortam várias partes…

Você sabe disso porque foi atrás dessa informação, quem se diverte com isso não se importa muito.

Então esse é o segredo do sucesso do BBB, para quem não tem acesso a TV paga, é o que sobra. E não se engane, Big Brother e Reality Shows são sucesso em 40 países, no mínimo.

Tudo bem você critica o BBB, mas e as outras atrações televisivas? Também não são Pão e Circo?

A Televisão em si é o Pão e Circo, o BBB é apenas uma parte forte disso. Dica: use a sua TV p/ assitir filmes, jogar videogames ou não use, economiza energia. Ou…

Você teria coragem de fazer isso?

Quanto tempo você perde na frente dessa caixinha mágica chamada Televisão? Pense Nisso.

Antes de você comentar sobre dar Ibope à alguém, olha aqui:  http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2009/07/24/a-duvida-e-como-o-ibope-e-medido-no-brasil/

Fontes:

http://itodas.uol.com.br/estilo/reality-shows-por-que-assistimos-21814.html

Anúncios

Sobre Bruno Koyama

Farmacêutico curioso inato por tudo.
Esse post foi publicado em BBB. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Big Brother e o Pão e Circo

  1. Mariana disse:

    você é o dono da comunidade de Ciencias farmacêuticas ? ois a comunidade ta privada, e como que faz para os “bixos” desse ano entrar em ?

  2. Henrique Freitas disse:

    Cara…Achei muito boa a sua matéria, a um tempo estou querendo fazer um VLOG e meu primeiro assunto seria o BBB na questão de “Panem et circenses” como o povo pode ser tão estúpido de votar numa competição dessas enquanto políticos roubam sem parar ou até mesmo essas pessoas não conseguem levar o voto político a serio mas conseguem levar um voto do BBB a serio , sendo que isso não vai ajuda-la no futuro ou fazer alguma diferença na sua vida pessoal…adorei a matéria é uma ótima referência ,Parabens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s