Imprimindo um Rim

Trabalhei no setor de pequisas clínicas Hospital do Rim e Hipertensão, atualmente o hospital que mais transplanta rim no mundo.

O transplante renal é necessário quando o paciente perde funcionalidade dos 2 rins seja por insuficiência renal crônica, hipertensão, diabetes e/ou outras tantas causas.

Para a doação de órgão, atualmente existem regras envolvendo necessidade do paciente, imunocompatibilidade de doador-receptor (que mede se o paciente pode rejeitar o órgão doado) e se o paciente irá se beneficar do rim mais do que a hemodiálise (por exemplo, se o risco de morte na cirurgia for demasiado grande ou o paciente terá mais problemas e risco de vida depois do transplante, começa-se uma discussão do caso).

E nem mencionei a terapia de imunossupressão, é para o resto da vida, e como qualquer medicamento de uso crônico, traz efetos adversos consigo como hipertensão arterial, diabetes pós-transplante e até câncer.

O video abaixo mostra o possível futuro dos transplantes de órgãos e uma mudança drástica em tudo que conhecemos a respeito de transplante de órgãos, coisa de ficção científica, por exemplo o filme O Quinto Elemento.

Anúncios

Sobre Bruno Koyama

Farmacêutico curioso inato por tudo.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s