Novo entendimento sobre o câncer

O câncer é atualmente a doença mais temida da humanidade devido ao deconhecimento de suas causas a variedade com que se expressa e evolui. A Oncologia(especialidade da medicina que estuda câncer) vem recebendo avanços magníficos nos últimos anos: os mesmos tipos de câncer que condenava a morte certa há 20 anos atrás hoje podem ser diagnosticados e tratados com razoável facilidade.

A atual teoria de geração do câncer diz o seguinte:

Em todas as nossas células temos o DNA no núcleo, um agregado de timina, guanina, adenosina e citosina em longas cadeias que nos definem e estão presentes em todas as células do nosso corpo, exatamente da mesma maneira.

Nossas células se reproduzem, em substituição de células velhas surgem novas e nee processo temos genes (parte do DNA) que leitura para cria a nova célula, o DNA codificante, e temos genes que regulam a reprodução, sinalizam para reproduzir e sinalizam para parar a duplicação. Esses que induzem a duplicação são chamados PROTO ONCOGENES.

Quando fatores externos como vírus (que causam câncer como o HPV, por exemplo) e substâncias ou fatores físicos carcinogênicos (que causam câncer, como cigarro, alcool, luz ultravioleta, etc) alteram o proto oncogene, ele transforma-se em ONCOGENE.

O Oncogene é o responsável pela geração do câncer, desencadeia um processo completamente desordenado de reprodução e disfunção daquela célula alterada e inicia a formação de tumor. Uma célula com oncogene ativo dentre 7000000000000(sete trilhões) de células pode causar o câncer. ESSA É A ATUAL TEORIA.

Mina Bissell vem com uma nova teoria radical: não é o oncogene o responsável(único) pela neoplasia mas sim a arquitetura e o contexto em que a célula está inserida dentro do corpo que desencadeia a ativação/criação do Oncogene.

A teoria atual teoria do oncogene propõe que é o nucleo da celula do câncer (onde está o oncogene) que envia comandos para restante da célula que ela deve reproduzir-se desordenadamente.

Já a teoria de Mina Bissell diz que além dessa comunicação dentro da célula, existe comunicação das estruturas fora da célula que a mantém naquela função e não é o oncogene o determinante final da neoplasia. Pelo menos foi isso que ela provou com experimentos em células de glândula mamária.

De maneira humilde e exemplar, Mina Bissell não refuta completamente a teoria vigente do câncer, ela só nos lembra que ainda falta muito, mas muito para nós descobrirmos sobre o câncer, o corpo humano, em fim, sobre nós mesmos.

Assista o vídeo.

Anúncios

Sobre Bruno Koyama

Farmacêutico curioso inato por tudo.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Novo entendimento sobre o câncer

  1. Sueli disse:

    Ola. Como leiga, sempre busco me informar a respeito, obrigada pelo texto. Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s